quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pizza homemade!

Não fica igual à pizza feita em forno a lenha, porque eu não tenho forno a lenha, mas quem tiver um pode testar que vai ficar igual da pizzaria.
Desde criança minha mãe faz pizzas em casa por ser um prato barato, fácil e todo mundo gosta. Com os anos ela foi aprendendo uns truques, como assar no assoalho do forno para ficar tostadinha no fundo da pizza. De resto, é como fazer um pão com recheio em cima.
Massa:
50ml de água morna
1 colher de sopa de açúcar
1 envelope de fermento biológico ou 2 tabletes de fermento fresco para pão
5 xícaras de chá de farinha peneirada comum
150ml de água
1 colher rasa de café de sal
5 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo vegetal de sua preferência.

Primeiro prepare o fermento: misture 50ml de água morna, o açúcar e dissolva bem o fermento. Tampe com pano de prato ou filme plástico e deixe crescer até ficar cheio de bolhas (uma meia hora em dia de temperatura mediana, 40´ em dias frios).
Junte o resto dos ingredientes na ordem, fazendo um buraco na farinha e colocando os ingredientes. Misture e termine sovando até ficar lisa e homogênea.
Deixe descansar coberta de novo até dobrar de volume.
Em casa essa receita rende 4 redondas de massa fina. Depende do gosto de cada um a quantia que vai render. Abra a massa, coloque em assadeira untada com óleo. Faça furos sem exageros com um garfo para a massa não crescer e virar um pão grosso. Coloque o molho:

1 dente de alho amassado
1 cebola pequena picada fina ou ralada
4 tomates grandes picados
1 pitada de açúcar
azeite de oliva
sal e pimenta a gosto
orégano ou manjericão para aromatizar.

Refogue o alho e a cebola no azeite até murchar e ficar transparente. Junte os tomates e refogue bem até começarem a desmanchar. Se ficar muito seco coloque um pouquinho de água, mas tem de ficar um molho grosso. Acerte a acidez com o açúcar e acrescente o resto dos temperos. Deixe esfriar para usar.

Cubra com uma boa muzzarela, orégano ou outro recheio e leve ao forno quente pré-aquecido.
Quando a borda estiver cozida, mas branca, passe a assadeira para o assoalho do forno para ficar dourada no fundo. Se esperar dourar o fundo da pizza na grelha, a pizza fica seca e passa do ponto.
Cuidado para não queimar, pois o assoalho é super quente. Fique de olho na pizza.
Eu gosto também de fazer um refogado de berinjela com alho, cebola e tomates, coberto com queijo e depois de assado, cada um joga um tanto de alho torradinho em cima da sua fatia.
Enjoy!