domingo, 17 de janeiro de 2010

Lombo recheado com cebolas e azeitonas pretas

Este prato fez parte da ceia de Ano Novo e ficou super gostoso. Como sempre, posto receitas provadas e aprovadas pelo pessoal de casa.
O lombo de porco é uma carne saudável e sem muita gordura, por isso é preciso usar algumas técnicas de preparo para não ficar ressecada. O mais comum é rechear para manter a umidade e deixar a carne tenra.
Por tradição se usam frutas frescas ou secas ou alguma mistura como farofas e pastas para rechear.
A minha escolha foi uma farofa úmida de cebolas e azeitonas libanesas tenras que achei no Mercadão.

De véspera, tempere a carne já aberta e limpa(peça ao açougueiro se você não souber abrir), mas mantenha alguma parte da capa de gordura. Tempere com uma marinada de:
3 dentes de alho picados
1 galho grande de alecrim
1/2 cebola picada
sal e pimenta do reino à gosto
azeite de oliva a gosto.
suco de 2 limões grandes.
Misture tudo e passe em toda a carne. Para quem gosta, pode substituir o suco de limão por uma xícara  e meia de vinho branco seco. Deixe marinar na geladeira, virando de lado de vez em quando.

Faça uma farofa com:

1/2 xícara de farinha de rosca
1/2 xícara de azeitonas pretas graúdas sem sementes picadas grosseiramente
1 dente de alho picado
1 cebola grande picada
salsinha picada a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
1/4 de xícara de azeite de oliva

Para montar e assar:
óleo de soja
palitos de dente
barbante culinário
papel alumínio

Refogue no azeite a cebola até ficar bem dourada, junte o alho, as azeitonas e a farinha de rosca. Acerte o tempero e deixe esfriar.
Espalhe uma fileira da farofa no lombo e enrole. Prenda com palitos de dente (este é um truque para firmar a carne e ir amarrando depois) e amarre com um barbante culinário. Retire os palitos, pois depois de amarradinho ele não se solta mais.



Coloque num tabuleiro forrado com papel alumínio (ou não) e untado com óleo e leve ao forno pré-aquecido para assar até dourar.


Deixe esfriar. Retire o barbante e fatie. Se quiser aproveitar as gorduras e sabores caramelados que ficaram no fundo do tabuleiro, depois de retirar a carne, leve a fôrma ao fogo e jogue uma xícara de vinho seco e deixe reduzir e se misturar aos sabores que ficaram grudados no fundo. Quando estiver reduzido, junte pedacinhos de manteiga gelada para engrossar o molho e retire do fogo.  Aqueça a carne regada com um pouco do molho envolto em papel alumínio para não secar e sirva o molho restante numa molheira a parte.
Se necessário, coe o molho antes de servir.

Nenhum comentário: