domingo, 1 de fevereiro de 2009

Conserva de pepinos (receita da Douba)


Esta receita é da Douba, uma amiga que conheci pelo Orkut. Como boa libanesa, tem a mão cheia para receitas árabes e agradeço aqui por toda sua paciência e carinho em ensinar sem restrições suas receitas e segredos. Muito do que não sabia fazer ou não foi ensinado pela família de meu marido aprendi com ela.
Esta receita, como verão, acabei modificando ao meu gosto, mas deixo na versão original e junto minhas observações já experimentadas.
10 pepinos japoneses
2 copos de água
5 copos de vinagre branco
3 colheres de sobremesa de sal grosso
1 colher de sopa de pimentas em grãos
folhas de louro
Ferva a água, sal e o vinagre e deixe amornar.
Arrume os pepinos, folhas de louro e pimentas em vidro esterilizado e despeje a salmoura. Dê leves batidas no vidro para retirar as bolhas de ar e tampe. Guarde em local protegido da luz e do calor, fora da geladeira.
Pode ser usada para cenoura, couve-flor, pimentão entre outros vegetais.
Eis a receita original de minha amiga da comunidade do Orkut.
Já eu, depois do teste inicial fiz as seguintes mudanças:
Tirei 1 copo do vinagre e substitui por 1 copo de água, pois achei muito azedo.
Diminui uma colher de sal.
Acrescentei 2 dentes de alho descascados e um ramo de endro fresco higienizado e seco quando arrumei os pepinos. Ficou ainda melhor.
Eu deixo fermentar por pelo menos 15 dias antes de começar a utilizar. Por precaução, depois desse período ponho tudo na geladeira, mesmo os potes que não foram abertos.

Nenhum comentário: