segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Orange Chicken (frango com molho de laranja à moda chinesa)

Esse frango é uma delícia, provei a primeira vez num restaurante da Liberdade chamado Itiriki e fui pesquisar. Santo Google ajudou e achei uma que me pareceu boa, no blog Gastronomia Experimental , que ficou muito parecido com o do restaurante. Para variar, descrevo abaixo as alterações que fiz (já repararam que adoro mexer nas receitas?) para ficar do jeito que meu paladar queria.
Molho: 1 1/2 xícara água
4 colheres (sopa) suco de laranja concentrado
1 xícara (chá) de açucar mascavo
1/3 xícara vinagre de arroz
2 1/2 colheres (sopa) molho shoyu
1/4 xícara suco de limão
1/2 colher (sopa) gengibre fresco picadinho
1/4 colher (sopa) alho picadinho
1 colher (sopa) cebolinha picada
1/4 colher (chá) pimenta vermelha ou 1 pimenta dedo-de-moça picadinha
3 colheres (chá) amido de milho
Frango:4 filés peito de frango, cubos de 3cm x 3cm
1 xícara água gelada
1 ovo
1/4 colher (chá) bicabornato de sódio
1/4 colher (chá) sal
1 1/2 xícaras farinha de trigo
óleo vegetal
sal e pimenta-do-reino à gosto
cebolinha verde picada para decorar.
Tempere o frango com sal e pimenta com pelo menos 6 horas de antecedência para pegar bem o tempero.Coloque todos os ingredientes menos o amido de milho numa panela e deixe ferver. Deixe esfriar e reserve.
Use um pouco do molho, o suficiente para envolver os pedaços de frango e deixe marinando por pelo menos 2 horas.
Dilua o amido de milho em um pouco de água e incorpore ao resto do molho para engrossá-lo. Após levantar fervura, desligue. Reserve.
Bata ligeiramente o ovo, junte a água e o bicarbonato. Coloque 1/2 xícara de farinha de trigo e só dê uma mexida para incorporar grosseiramente à massa, deixando uns grumos de farinha.
Passe os pedaços de frango na farinha e depois na massa, cobrindo bem e em seguida frite em óleo quente até dourarem. Depois de fritos, aqueça o molho e jogue sobre o frango frito, envolvendo bem os pedaços de frango ao molho agridoce. Enfeite salpicando cebolinha verde picada.
Sirva com arroz branco ou faça um arroz frito.
Eu fiz minha versão improvisada de arroz frito aquecendo a wok e no óleo de soja quente, joguei 2 ovos ligeiramente batidos para fazer um mexido. Acrescentei a parte branca de um punhado de cebolinha picada até muchar. Pus sal e uma pitada de açúcar (os chineses gostam de açúcar mascavo ou de palma), acrescentei umas 3 colheres de molho de ostra, juntei umas 3 xícaras de arroz já cozido. Salpiquei a parte verde da cebolinha picada e apaguei o fogo. Pode colocar cenoura, ralada, presunto picado, vagens, cogumelos ou o que tiver na geladeira.
Bem, quem foi ver a receita no blog, viu que em vez de amassar o alho e o gengibre, piquei miudinho e usei pimenta fresca. Gosto de usar ingredientes frescos e sentir a textura e seu sabor. Também diminui a quantidade do amido de milho, pois me pareceu exagerado para um molho.
Aumentei a quantidade de suco de laranja e usei o concentrado, pois acho que a intensidade do sabor do suco fresco sumiria nesse molho, usando apenas 2 colheres de sopa de suco.
Como não tinha açúcar mascavo, usei a mesma quantidade de açúcar branco, mas queimei para dar mais sabor.

O sabor ficou muito adocicado. Creio que temperar com alho, sal e pimenta antes de deixar marinar vai equilibrar os sabores.


Fiz semana passada para minha irmã e meu cunhado que adoram esse frango e foi aprovado com louvor. Deixei temperado de véspera com sal, pimenta e alho. De manhazinha fiz o molho e deixei pegando gosto até a hora do almoço e segui a receita. Era o que minha intuição dizia, ficou com o sal no ponto certo para equilibrar com o agridoce do molho.

Nenhum comentário: