domingo, 1 de fevereiro de 2009

Molho Taratour ou tehine

Este é um molho básico e versátil da cozinha árabe em geral, que pode ser usado puro ou no preparo de vários pratos frios como o homus e o babaganuch.
É acompanhamento para kaftas e para carnes grelhadas que ficam mais saborosos, assim como faláfel, foul e outros pratos.
Num churrasco, por exemplo, é um molho que acompanha as kaftas ou koftas na brasa, peixes assados, frango, bem como um excelente molho para saladas e para acrescentar no vinagrete, que fica com um sabor especial.

Como boa aprendiz da culinária árabe, não tenho bem uma quantificação fixa, pois é tudo feito no olhômetro. Vou tentar dar uma quantidade aproximada. O importante é que fique numa consistência pastosa, se for para temperar homus ou babaganuch por exemplo (consistência de maionese), se for para uso como molho deve ficar mais líquida. O sabor deve ter um toque acentuado de limão, de coentro e cominho em segundo plano, fora o sabor próprio do gergelim que deve imperar.

Ingredientes:
1/2 xícara de chá de tehine
suco de 1 limão ou mais, caso tenha pouco suco
sal
pimenta síria ou do reino
coentro em pó à gosto
cominho em pó à gosto
1 dente de alho grande amassado
água o quanto for necessário.


O modo tradicional de preparar é simplesmente misturar tudo à mão, colocando a água até dar o ponto necessário. Atenção que quando se inicia a mistura, ele tende a ficar duro e parece querer talhar, mas é só colocar água e misturar bem que fica homogêneo e cremoso.
Outra forma é simplesmente bater no liquidificador todos os ingredientes, também colocando a água aos poucos para chegar ao ponto desejado.

Nenhum comentário: