domingo, 1 de fevereiro de 2009

Konafar ou knaafeh ou knefe


Este é um doce árabe já bem conhecido dos brasileiros, que normalmente acham que é feita de aletria ou cabelo de anjo. Para quem não consegue a massa de konafar, pode ser bem substituído por esse tipo de macarrão industrializado. Mas se faz com uma massa em fios, feita com um utensílio furadinho e assado sobre chapa (a foto acima é da massa pronta para montar o doce). A massa é líquida como a de panquecas, mas não vai leite. Mas os segredinhos em si não conheço. Há coisas que valem a pena comprar prontas ou encomendar a quem realmente sabe fazer. Sou da opnião que se se pode facilitar a vida, por que não?
Para quem mora em São Paulo, aviso que compro a massa própria para fazer o doce na Confeitaria Pagé (Rua Comendador Afonso Kherlakiam, 63, Centro) ao lado da famosa galeria de produtos Made in China. Se não  me engano, sob encomenda eles também fazem as massas para ataif, aí é só rechear e comer.

Massa:
1 Kg de massa para konafar pronta (tem gente que faz com aletria)
1 1/2 tabletes de manteiga sem sal derretida.
300g de nozes (ou amendoim, ou pistaches ou tudo junto) picadas misturadas com 2/3 de xícara de chá de açúcar.

calda:
4 xícaras de chá de açúcar
4 xícaras de chá de águasuco de 1/2 limão
1 colher de sopa de água de rosas ou de flor de laranjeira.

É super simples, eu compro a massa na Confeitaria Pagé (11 3228-3160). Há quem faça com a aletria, mas nunca tentei fazer também. Se optar por esse último, convém cozinhar al dente sem azeite. Comece pela calda, colocando todos os ingredientes menos a água de rosas. Misture e ferva até ficar em ponto de fio fino. Desligue, deixe amornar e junte a água de rosas. Reserve.
Eu faço um tipo de torta, uma peça inteira de doce. Enfim, misture bem a manteiga na massa, para ficar bem envolvida e coloque metade da massa numa fôrma. Distribua as nozes picadas e cubra com o resto da massa. Leve para assar em forno quente até dourar. Desligue o forno, jogue a calda sobre o doce e retorne ao forno desligado por uns 15 minutos. Retire, deixe esfriar bem desenforme e pronto. Ah, aqueles docinhos enrolados que vendem por aí, é só ter a paciência de separar feixes de massa, pincelar bastante manteiga derretida, espalhar o recheio e enrolar como sushi, com auxílio de papel manteiga. Leve para assar até dourar e jogue a calda depois de assado, como explicado acima para o doce feito na fôrma.

Nenhum comentário: