domingo, 1 de fevereiro de 2009

Okonomyiaki


Já havia lido sobre esse tipo de panqueca japonesa, mas só provei no último Festival do Japão. Sinceramente, não achei nada tão espetacular, ainda mais depois de ficar meia hora numa fila para experimentar a iguaria. Mas não desisti e ontem fiz uma primeira experiência que acho que ficou melhor do que havia provado.
Acabei de fazer uma pesquisa pela internet e vi que é um prato de muitas possibilidades, já que cada um monta do jeito que gostar. À base de massa com farinha, ovos, repolho, cenoura e água, são acrescidos ingredientes à gosto, cobertos com maionese, molho tipo teriyaki, nori e katsuoboshi.
Há quem faça com tiras de carne (bovino ou suíno), bacon, lula, polvo, queijo, noodles ou o que a criatividade pedir. Minha receita foi mais suscinta, mais por falta de ingredientes que por criatividade em si, na linha "pegue o que está disponível na geladeira e dispensa e coma". Confesso que comprei o katsuoboshi(flocos de bonito seco) na Liberdade especialmente para fazer os okonomyiaki.
Receita:
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 ovos inteiros
1/2 colher de sopa de fermente em pó
aproximadamente 2 xícaras de água ou o tanto que baste.
hondashi a gosto

tiras finas de carne (cerca de 1 xícara cheia)
1 xícara de chá cheia de repolho em tirinhas finas
1/2 xícara de chá de cenoura em tirinhas (julienne fina)
maionese à gosto
molho teryiaki
nori picado (folha seca de algas prensadas)
katsuoboshi
Até aqui é o que chamo de receita básica, que pode ser incrementada ao gosto dos comensais.
Como eu não tinha muita coisa em casa, acrescentei aguê (tofu frito) picadinho e cebolinha picada grosseiramente à massa.
Dissolva o hondashi em meia xícara de água quente, complete a xícara para esfriar o caldo (na verdade, o melhor seria fazer um bom dashi caseiro com kombu e katsuoboshi ou sardinha seca e água quente). Bata os ovos ligeiramente, junte o caldo, a farinha e faça uma massa com consistência de massa de panqueca. Junte os vegetais e reserve.
Aqueça uma chapa, unte com azeite. Pode grelhar tiras de carne (ou lulas, camarões, polvo, etc.), tempere e despeje a massa sobre a carne, formando um disco como uma panqueca. Deixe cozer um pouco e vire. Asse até dourar.
Disponha num prato e cubra com maionese, molho teriyaki, nori (ou como improvisei, polvilhe furikake) e algumas pétalas de katsuoboshi. Sirva em seguida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boommm!

Anônimo disse...

Delícia!!!